ANTI-RESÍDUOS OU LIMPEZA PROFUNDA?

O shampoo anti-resíduos, também conhecido como shampoo de limpeza profunda, virou febre na última década e entrou no mercado popular com força. A princípio chegou no mercado apresentado como pré shampoo, só que seu uso indiscriminado estragou muito cabelo por aí. Hoje em dia ele é encontrado em pratelerias de supermercado, quando antes, era apenas encontrado em lojas específicas de comésticos e produtos de beleza.

Marcas populares como Seda, Nielly e Pantene, ou as intermediárias como Vizcaya, OX, Payot, até as mais profissionais como Neutrogena e L'Oreal, já disponibilizam os anti-resíduos facilmente no mercado.

Mas as dúvidas são:

1) PARA QUE SERVE?
O anti-resíduos serve para realizar a limpeza profunda, aquela limpeza que os shampoos comuns não fazem porque são de uso diário. A alcalinidade do anti-resíduos que fica entre (7.1 a 8.5) abre as cutículas dos fios ao ponto de retirar deles todo o excesso de química, oleosidade e nutrientes inativos que se acumulam com o tempo pelas lavagens, condicionadores, tinturas, hidratações caseiras, selagens, progressivas, etc. Este tipo de shampoo acelera o processo de retirada do peso morto dos fios, mas infelizmente também leva vitaminas, proteínas e lipídios ativos, que devem ser repostos depois do seu uso. O anti-resíduos, como dito antes, não deve ser usado diariamente como os shampoos comuns.

2) COMO DEVO USAR?
Ele deve ser usado uma vez como pré lavagem (antes do shampoo comum), ou uso dedicado (apenas ele, sem uso do shampoo ou condicionador comum). Geralmente o uso dedicado é antes de algum processo químico, de hidratação ou restauração, e a lavagem deve ser feita duas vezes para que seja eliminado o máximo de resíduos possíveis para que a estrutura do cabelo fique aberta e livre o suficiente para aderir melhor as substancias ativas.

3) QUANDO DEVO USAR?
Há diversas indicações para o anti-resíduos. A melhor delas é o bom senso. Sabendo-se que ele não é um produto de uso comum e diário, devemos pecar pela falta, e não pelo excesso. Portanto, no uso caseiro (não profissional), o anti-resíduos é indicado, no máximo, uma vez por semana nos cabelos sem qualquer tratamento químico como um pré shampoo. Essa indicação para cabelos oleosos, mais grossos, ou aqueles com aspecto pesado, naquela impressão de que o shampoo e condicionador comuns não funcionam mais. É indicado a cada 15 ou 20 dias em uso dedicado (duas lavagens, sem shampoo ou condicionador comum) para uma hidratação profunda (aquela hidratação com máscara poderosa que deve agir por 20 minutos com uso de touca térmica, por exemplo). Nos cabelos com química (descoloridos, coloridos, relaxados, alisados) ele não é recomendado porque, além de ajudar a retirar a química aderida aos fios, a maioria dos procedimentos químicos profissionais já tem um processo preparatório que envolve a lavagem com um anti-resíduos que é suficiente até o próximo retoque. No caso dos cabelos descoloridos ele não é recomendado porque pode ressecá-lo ainda mais (a não ser que seja para uma hidratação intensa), Para as pessoas que realizam processo de tintura em casa, o uso do anti-resíduos é indicado um ou dois dias antes para intensificar o processo de pigmentação.

Logo, o uso de anti-resíduos deve ser bastante moderado. Já vi gente fazer uso dele como o de shampoo comum, e isso definitivamente acabou com o cabelo da pessoa ao ponto das cutículas ficarem bastante danificadas com o tempo, deixando o cabelo poroso e quebradiço.

O anti-resíduos não é um veneno para os cabelos, mas ele pode inverter os processos. Em alisamentos, como as progressivas sem formol ou selagens, a durabilidade diminui drasticamente. Usá-lo após hidratações profissionais ou até mesmo as caseiras, faz todo o trabalho ser em vão. O uso após tinturas desbota o cabelo, pois retira a pigmentação depositada nos fios. Portanto, nessas condições, ele pode significar investimento perdido, seja de tempo, dedicação ou dinheiro.

Deve-se saber pelo que seu cabelo passou ou vai passar, e se o uso do anti-resíduos será benéfico ou não. Caso as dúvidas persistam, não custa dar uma conversadinha com um bom cabeleireiro que também seja especializado em tratamento químico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Add to Flipboard Magazine.